Solidão: Como temos lidado com esta situação?

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Você tem medo da solidão? Como você lida com isso?
Como já sabemos, medo é uma emoção, e emoção é energia em movimento.

O medo da solidão pode estar associado ao medo de abandono e, nós, seres humanos, por natureza, temos necessidade de estar em contato com os outros.

Principais causas do medo da solidão:

De acordo com os pesquisadores e especialistas no assunto, o sentimento de solidão vem desde a primeira infância e está relacionado principalmente ao nosso desenvolvimento emocional. Bebês ou crianças quem têm alguma necessidade e ela não é bem atendida ou satisfeita pelos pais. Nesse momento ela pode criar memórias de se sentirem abandonadas.

Quando crianças ouvimos constantemente ameaças dos adultos de que seremos deixados sozinhos se nos comportarmos mal. Esse tipo de situação pode provocar na pessoa um sentimento de abandono.

Geralmente em nossa cultura a solidão é percebida como algo puramente negativo. Por exemplo, uma pessoa que tem poucas amizades, não é considerada da mesma forma que outra mais sociável que, geralmente, é valorizado de forma mais positiva. Isto vai criando as crenças limitantes, que precisamos cancelar e substituir por novos programas.

Às vezes, o fato de não ter um cônjuge também é valorizado de maneira negativa e outras situações que levam as pessoas, inconscientemente, a ter medo da solidão.

Por isto, é importante a escuta desta emoção do medo da solidão, trabalhar nossas crenças negativas. Viver sem preocupar com o quê os outros pensam de nós.

Em minha experiência, acredito que aumentar a nossa autoconfiança e nossa autoestima são fatores determinantes na superação deste sentimento de solidão. Então reafirmamos a importância do autoconhecimento.

Quando aprendemos a transformar a solidão em solitude, teremos mais facilidade de superar o medo da solidão e assim vivermos com mais paz e tranquilidade na nossa melhor companhia: nós mesmos.

Solidão X Solitude

Solidão é ausência do outro.
Quando você está sozinho, você não está só, está simplesmente solitário – há uma grande diferença entre solidão e solitude. Quando você está em solidão, fica pensando no outro, sente falta do outro, é um estado de espírito negativo. Você fica sentindo que seria melhor se o outro estivesse ali – seu (sua) namorado(a) seu (sua) esposo (a), a pessoa amada, o(a) amigo(a).

Solitude é a presença de si mesmo.
É uma presença, uma presença transbordante. Você se sente tão pleno de presença que pode preencher o universo inteiro com sua presença, e não há necessidade de ninguém.

Diante disso, ouso dar algumas dicas que podem ajudar a superar o medo da solidão.

  1. Aprenda a sentir, ouvir a emoção do medo.
    Não é a mesma coisa estar em solitude e se sentir na solidão.
    Por exemplo, em muitas ocasiões você pode estar cercado de pessoas e se sentir sozinho apesar disso (solidão) e, pelo contrário, estar sozinho fisicamente e se sentir em paz consigo mesmo (solitude).

Entretanto, a solidão que provém de um estado mental, costuma ser mais profunda, é uma sensação de vazio, de não ter nada, de frustração constante, a pessoa que a experimenta não confia em suas capacidades pessoais, emocionais e afetivas para seguir em frente.

  1. Aprenda a desfrutar da solitude.
    A solitute é positiva e é preciso saber aproveitá-la. Uma forma de aproveitar esses momentos livres em que você está sozinho, é olhar para dentro, se conhecer melhor, se redescobrir, inovar, desenvolver a criatividade e aumentar o próprio potencial.
  2. Mantenha contato com outras pessoas.
    Em algumas ocasiões, pode ser que o próprio medo da solidão faça com que nos afastemos cada vez mais dos outros devido à sensação de falta de controle emocional que é experimentada e tudo o que isso acarreta, como pensamentos e emoções que geram desconforto e terminam em isolamento.

Por exemplo: uma pessoa que tem medo da solidão, poderia ter pensamento como: “não quero começar um relacionamento porque com certeza depois de um tempo vão me abandonar e me sentirei pior”, “não vou chamar meus amigos porque vão dizer que dependo sempre deles”, e assim e vamos alimentando as crenças limitantes na nossa vida.

  1. Realize atividades que você gosta, como caminhada, academia, praia, meditação, yoga etc
    A prática da meditação ajuda a regular pensamentos e emoções.

Existem pesquisas que têm demonstrado como a meditação alivia os sentimentos de solidão.
E pesquisas têm indicado que a prática da meditação traz benefícios tanto no nível psicológico como físico favorecendo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

  1. Procure acompanhamento profissional.
    Quando o medo da solidão é muito grande, busque a ajuda de terapeuta, que pode te ajudar apoiando e fornecendo ferramentas para superar esse medo da solidão que o está bloqueando e impedindo de viver de forma plena e mais feliz.

6- Faça uma respiração profunda:
Deixar a emoção (medo da solidão) vir; e só observar sem julgamento, sem querer mudar nada, sem culpa, colocando o foco da sua atenção no local onde vc sente a energia desta emoção. A observação da emoção do medo da solidão nos leva ao desapego, abrindo caminho para a liberação e criando espaço para permitir que a mudança aconteça.

Todos nós podemos superar o medo da solidão, mas para isso é necessário aprender a estar em solitude e desfrutar dela.

A verdade é que nascemos sozinhos e morreremos sozinhos, o que é necessário para nosso bem-estar e desenvolvimento, é o autoconhecimento, cuidar de nós mesmos, buscando sempre a paz e a tranquilidade, nos períodos de que nos sentirmos sozinhos.
Assim, você deve tomar consciência deste medo, sem se identificar com ele.

A partir deste lugar de compreensão desta emoção você terá mais liberdade de escolher como agir e assim fazer novas escolhas.

Sandra Souza

Sandra Souza

Mentora Integrativa e Instrutora de ThetaHealing

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